As doenças emocionais estão aumentando no mundo e muitos querem saber o que a Bíblia diz sobre depressão, um dos principais problemas psicológicos da atualidade.
Para se ter uma ideia, apenas no Brasil há pelo menos 16,3 milhões de brasileiros com depressão, segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
E este número aumentou muito depois da pandemia, segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão.
Diante destes números, o que os cristãos precisam saber sobre depressão e como vencer os tabus que envolvem a doença? Encontramos respostas na Bíblia e vamos te ajudar a pensar mais sobre o assunto.
O que é depressão
A depressão é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza persistente e falta de interesse em realizar atividades que antes eram comuns no dia a dia da pessoa.
Outros sintomas que indicam a doença são insônia, sonolência, falta ou aumento de apetite, cansaço excessivo, falta de energia, apatia, autodesvalorização, sentimento de culpa e muitos outros.
A causa da doença é o que mais gera polêmica entre os cristãos. Mas poucos sabem que não são apenas problemas pessoais e traumas do passado que causam a doença, fatores físicos também contribuem para o aparecimento de doenças emocionais.
Fatores genéticos estão ligados à depressão, assim como deficiência de substâncias cerebrais, problemas hormonais, entre outros.
O que pode aumentar o risco do desenvolvimento desses problemas são: histórico familiar, estresse crônico, ansiedade crônica, traumas psicológicos, conflitos conjugais, doenças neurológicas, doenças cardiovasculares e até problemas endocrinológicos.
Sendo assim, uma pessoa com sintomas depressivos precisa procurar um médico para entender as causas e iniciar o tratamento, assim como acontece com doenças físicas.
Um cristão pode ter depressão?
Antes de te mostrar o que a Bíblia diz sobre depressão, precisamos responder uma pergunta anterior: um cristão pode ter depressão?
A resposta é lógica: sim, cristãos também desenvolvem sintomas depressivos e a depressão como doença crônica.
A Bíblia mesmo mostra personagens de muita fé que apresentaram sintomas de depressão e Deus, o verdadeiro autor da Bíblia, não omite essas histórias.
Uma das mais famosas é a história de Jó que, quando perdeu tudo, viveu em depressão.
Nos dias atuais não é diferente, os cristãos também estão depressivos. Maior prova disso é um estudo de 2014 da LifeWay (EUA) que mostrou que 74% dos pastores conheciam cristãos depressivos e 23% deles confessaram que também sofriam da doença.
Afinal, o que a Bíblia diz sobre depressão?
Um bom versículo para falar sobre o que a Bíblia diz sobre depressão é Provérbios 12:25 que diz: “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”.
Salomão sabia que ansiedade e depressão andavam juntas e tinha sabedoria também para apontar um alívio: uma palavra bondosa.
Ao longo da Bíblia encontramos histórias de homens que entraram em depressão como Moisés (Números 11: 10-16), Davi (Salmo 51; Salmo 32: 1-5), Elias (1 Reis 19: 1-18), Jó, Jonas (Jonas 4: 1-11) e o autor do Salmo 73.
E também encontramos versículos que trazem alívio aos que estão tristes, oprimidos e ansiosos.
O próprio Jesus declarou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).
Não encontramos na Bíblia nenhuma palavra que condene a pessoa que está em depressão, nem que considere essa condição física algo pecaminoso ou que não seja digno de perdão.
Mas encontramos passagens como as de Filipenses 4:4 e Romanos 15:11 que mostram que Deus deseja que sejamos cheios de alegria.
Cremos que Deus é capaz de curar qualquer doença ou distúrbio, e também cremos que a Palavra de Deus pode encher os corações e trazer cura interior.
Mas também sabemos da necessidade médica, onde pessoas com depressão crônica devem procurar especialistas e serem acompanhados e tratados.
Livros cristãos para quem tem depressão
É possível encontrar vários livros que falam sobre depressão, uma alternativa interessante para homens e mulheres que querem um apoio extra para entenderem, enfrentarem e tratarem o problema.
Talvez você não tenha depressão, mas conhece alguém que neste momento está sem forças para procurar ajuda e pode receber um livro de presente.
Há títulos muito interessante que falam da doença, para que você entenda o que está acontecendo, e outros que trazem mensagens de esperança, apontando para um futuro pleno onde a tristeza não terá poder sobre você.
Um desses livros é “Superando a tristeza e a depressão com a fé”, de Richard Baxter, que oferece ajuda prática e eficaz não apenas para quem passa pelo problema, mas para quem deseja acompanhar uma pessoa no processo de tratamento.
Outro título que vale a leitura é “Quando a escuridão não passa”, de John Piper, onde é possível entender o significado de “esperar no Senhor” em períodos de trevas, com o autor apontando luzes à Palavra para que você encontre alívio para o seu sofrimento.
Quer conhecer outros livros cristãos sobre depressão? Acesse nossa página especial na loja Gospel Goods.
Uma resposta
Achei muito bons os esclarecimentos e vou ler e recomendar os livros.
Obrigada